terça-feira, 7 de abril de 2009

Dicas pós Taglit

Galera,
Como muitos de vocês vão estender a viagem, aqui são algumas dicas para o que fazer em Israel depois do Taglit.
Qualquer dúvida, estamos aí.
Eretz é de vocês!
Beijos
Staff Taglit Hillel Rio.

• Alimentação

- Super aconselho a comerem dos clássicos falafel e shwarma na lafa (pão arabe gigante) – Vale uma refeição e encontra-se em qualquer lugar.
- Vale a pena comer também em lugares chamados de Beit Café, espécie de delicatessen, cafeteria... Pra quem gosta de cafes, chás, chocolate quente é o lugar. Tem bons sanduíches e doces também, mas o mais legal é vivenciar o local. Principalmente no inverno, são lugares bastante freqüentados pelos israelenses.
- Pros que querem algo mais light, os israelenses costumam comer bastante salada. Há lugares em que você pode montar a sua própria salada e outros que oferecem varias opções já prontas como, por exemplo, no “Aroma”
- Chocolates, tem que provar e são ótimos presentes de volta. Os mais famosos: pessekzman, mekupelet, kif keef, o da vaquinha...


• Transporte
Taxi (monit) - se estiver em grupo, vale a pena. Geralmente é mais em conta negociar um preço fechado desde o início e não usar o taxímetro, mas se não estiverem muitos seguros do preço, peçam pelo “mone” (taxímetro). Em caso de Shabat, é a única opção de transporte e por isso, cobra-se mais caro (como se fosse bandeira 2).
Van (Monit Sherut) – só perguntar o itinerário ao motorista, geralmente fica escrito na própria van. Em algumas cidades, funciona no shabat.
Ônibus (otobus) – Sistema super organizado. Basta checar horários e preços nos sites abaixo. Todos os ônibus saem e chegam na Tachaná Hamerkazit (rodoviária) de cada cidade. Tenham esse nome como referência.
Quando comprar a passagem de uma cidade para outra avise que pegará um ônibus na cidade destino e já lhe fará “um pacote” com as 2 passagens. Tem desconto para estudantes com carteira internacional.
Seguem abaixo sites das principais empresas de ônibus. Em inglês, tem todos os horários, itinerários e preços dos ônibus.
Atenção ao pesquisar o horário, é muito importante colocar a data específica. Os horários das linhas mudam de vez em quando e alguns dias da semana são diferentes.
- Egged - http://www.egged.co.il/Eng/ - Empresa principal de ônibus entre cidades em Israel.
- Dan – http://www.dan.co.il/english/default.asp - 2ª maior empresa de ônibus de Israel. Responsável pela maioria das linhas dentro da cidade de Tel Aviv e arredores.
Trem (Rakevet) – Se tiver direto da cidade em que está para a de destino, é melhor opção que ônibus. Geralmente mais barato e mais rápido. Trechos bonitos que valem a pena não dormir na viagem. Tem desconto para estudantes com carteira internacional.
- Israrail - http://www.israrail.org.il/english/ - Empresa de Trem em Israel. Site em inglês. Alguns trechos funcionam no Shabat devido ao movimento do Aeroporto. Atenção ao pesquisar o horário, é muito importante colocar a data específica. Os horários mudam de vez em quando e alguns dias da semana são diferentes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário